Como Funciona e o Que é o ENCCEJA

Saiba Como Funciona e O Que é o ENCCEJA, o que mudou este ano, suas novidades, como se inscrever as provas e como estudar nas apostilas oficiais grátis

Conteúdo do Artigo

Como Funciona e o Que é o ENCCEJA?

ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É um exame gratuito disponível a todos que precisam e desejam, para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de fazer o Ensino Fundamental nem o Ensino Médio. Através do Programa ENCCEJA eles podem realizar este sonho.

Qual o Objetivo do Encceja?

O objetivo principal é nivelar o conhecimento de jovens e adultos no quesito Educação Fundamenta e Ensino Médio, onde ambos possam estar páreos na avaliação de suas competências, habilidades e saberes correspondentes ao seus níveis escolares, igualando assim as oportunidades no desenvolvimento da vida pessoal, familiar e profissional.

Como Funciona o ENCCEJA?

Como Funciona e o Que é o ENCCEJA, num simples modo, é a aplicação de Provas próprias em seus níveis de ensino (Fundamental e Médio), onde o estudante se submete para concluírem oficialmente estes níveis de escolaridades.

O programa está disponível para todos com regras mínimas considerando a idade apropriada.

O ENCCEJA dá Certificação ao Estudante?

Todos que passam pelo ENCCEJA, obtendo os pontos mínimos exigidos recebem dois tipos de documentos:

Certificado do ENCCEJA:

O Certificado ENCCEJA é um documento que a estudando recebe, comprovando oficialmente que concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. É válido em todas as escolas do Brasil para todas as matérias disciplinares.

Declaração de Proficiência:

Ao saber Como Funciona e o Que é o ENCCEJA, perceberá o necessário para obter a Declaração de Proficiências:

No caso do educando não conseguir a nota mínima exigida em todas as matérias, ele pode receber a Certificação Parcial que comprova oficialmente que concluiu determinadas matérias e que no próximo ENCCEJA ele não haverá mais necessidade de repetir tais provas. O estudante fará apenas as matérias que não obteve êxito e ao concluir com as notas positivas ele recebera a Certificação completa.

Observação Sobre a Certificação

Certificação do Ensino Fundamental: Esta Certificação poderá ser solicitada aproveitando sua pontuação de mais de uma área de conhecimento que tenha tido êxito das edições do ENCCEJA Nacional de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2017.

Certificação do Ensino Médio: O educando poderá aproveitar a utilização na declaração as áreas de conhecimento das edições do ENCCEJA de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. Para isso ele deverá apresentar a Declaração de Proficiências à instituição Certificadora.

Quem Pode Participar do ENCCEJA?

Todos os jovens e adultos que não conseguiram terminar seus estudos no devido tempo por motivos variados, incluindo pessoas acondicionadas em Unidades Prisionais ou outras situações. Para tais pessoas o ENCCEJA Nacional, ENCCEJA PPL, ENCCEJA Exterior e o Exterior PPL.

Imagem ilustrativa das informações sobre o Encceja:

saiba tudo sobre o encceja 2019
Página Enem-Inep – https://enem-inep.net/

Qual a Idade Exigida Para Fazer o ENCCEJA?

Para qualquer pessoa pleitear a Certificação do ENCCEJA, deverá estar dentro das exigências do Program que são as mínimas possíveis visando facilitar a vida do cidadão:

  • Idade Para o Ensino Fundamental: Deverá ter mínimo de 15 anos completos na data da Prova do ENCCEJA;
  • Idade Para o Ensino Médio: Ter pelo menos 18 anos completos na data da aplicação das Provas ENCCEJA
  • EXCEÇÃO: Existem casos que que impede o interessado a tirar a certificação pelo ENCCEJA, devido ao Artigo 6º da Resolução CNE/CED nº 03, datada em 15 de junho de 2010 que todos os menores que por quaisquer motivos foram emancipados não terão acesso ao Programa do ENCCEJA.

Como Funciona e o Que é o ENCCEJA: Qual o Valor da Taxa

NÃO existe taxa (Com uma exceção – veja no próximo tópico) O Exame é totalmente gratuito, de ação popular e sua participação é voluntária, apenas para dar ao Educando a oportunidade de se igualar nos saberes, habilidades, competências que o Ensino Fundamenta e Médio possa conferir

Em Que Caso o Participante ENCCEJA Paga Taxa?

O ENCCEJA é gratuito a uma única exceção:

AUSÊNCIA NO ENCCEJA: Se você deseja participar do ENCCEJA 2020 (por exemplo), porém, no ENCCEJA 2018 você havia feito a Inscrição e não compareceu para fazer as provas, o seu nome fica notificado de uma certa forma.

Para fazer o ENCCEJA 2020, e ter direito à gratuidade, é preciso justificar sua falta no anterior sob pena da obrigatoriedade de indenizar em dinheiro sua falta passada. Veja o próximo ponto:

Como Justificar a Ausência no ENCCEJA?

Caso você fez sua inscrição no ENCCEJA do ano passado e não compareceu, é necessário que seja enviado justificativa de sua falta. Estas justificativas devem ser feitas através de Laudo ou Atestado Médico, Documento Judicial, Boletim de Ocorrência ou Certidão Pública que justifique. Do contrário, o educando deverá pagar os cofres públicos por meio de uma GRU – Guia de Recolhimento da União, só assim você poderá participar do ENCCEJA atual.

Download Grátis de Apostilas ENCCEJA Para Estudar Para as Provas?

Quando pensamos em fazer uma prova de todas as matérias que passou no Ensino Fundamental ou Médio, parece ser muito desanimador em virtude da quantidade

Mas, vou apresentar a você um material focado, apostilas oficiais, preparadas por professores que estão inclusos no Programa e totalmente gratuitas.

Na internet você contra muitas para comprar, porém, você pode fazer o Download Grátis das Apostilas do ENCCEJA nos links abaixo

Você poderá fazer isso de duas maneiras eficientes:

Você pode fazer download das apostilas do Encceja grátis para o Ensino Fundamental aqui

Faça o download das apostilas do Encceja grátis par o Ensino Médio aqui

Você também usar as Provas e Gabaritos ENCCEJA anteriores a seu favor para ver como as perguntas são arquitetadas e a respostas colocadas – sem dúvida é um excelente material de consulta:

Baixe aqui as Provas e Gabaritos ENCCEJA para estudar

Como Se Inscrever no ENCCEJA Nacional 2020?

Para os Residente no Brasil, a Inscrição do ENCCEJA é feita única e exclusivamente pela internet obedecendo as datas conforme está no próximo tópico.

Para pessoas impossibilitada, aqueles que estejam sob medidas socioeducativas, privadas de liberdade, poderão se inscrever através de seu Responsável Pedagógico da Unidade Prisional e este, deve estar ciente de que seu representado está em condições pré estabelecidas de efetuar as provas.

Data da Inscrição do ENCCEJA Nacional 2020

20/05/2020 = Inicio da Inscrição ENCCEJA
31/05/2020 = Final da Inscrição ENCCEJA

Outras informações com respeito ao CRONOGRAMA ENCCEJA 2020 estão nesta página

As inscrições são feitas na Página do Participante:
http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Onde Faço Inscrição Para o ENCCEJA Nacional 2020?

Você precisa do seu CPF, Carteira de Identidade, possuir um e-mail válido que confirmará suas Inscrição e obedecer a data e os horários estabelecidos. Caso você já tenha feito o Encceja anterior, será necessário cadastrar uma nova senha no Portal do Participante

Quais Provas Posso Fazer no ENCCEJA?

Todas as áreas de conhecimento estão disponíveis gratuitamente, embora o educando possa optar por fazer em etapas, solicitando no ato da matrícula as respectivas áreas de conhecimento desejada

Também, poderá selecionar apenas àquelas que não obteve pontuações necessárias no Encceja anterior

Esse meio de fazer apenas as provas que não foram concluídas com êxito nos dois níveis de Ensino: Fundamental e Médio

Não há necessidade de repetir as provas que já foram feitas e obtido notas aprovadas.

O educando do Ensino Fundamental, como exemplo: podemos dizer que o educando ao desejar apenas fazer a Redação – deverá escolher a matéria específica de Lingua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física que é a área de conhecimento incluso na Redação.

O educando do Ensino Médio como exemplo, se desejar fazer apenas a Redação, deverá escolher a área de conhecimento que a Redação está inclusa – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Atendimento Especializado ou Específico do ENCCEJA

No momento de fazer a Inscrição do Encceja, o educando deverá informar se é carente do Atendimento Especializado ou Atendimento Específico do ENCCEJA assim como acontece no Enem Inep

Quem Tem Direito Atendimento Especializado Encceja?

O Atendimento Especializado é direcionado para pessoas que precisam de recursos extras, tais como:

  • Pessoas com baixa visão;
  • Cegueira;
  • Visão monocular;
  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva;
  • Surdez,
  • Deficiência intelectual (mental);
  • Surdocegueira;
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Autismo, e
  • Discalculia

Quem Tem Direito Atendimento Específico Encceja?

Para o Atendimento Específico Encceja são as pessoas que se enquadram nos seguintes critérios:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Idoso;
  • Outra condição específica poderá ser avaliada

Documentos Exigidos Para Atendimento Especializado e Específico

Todos os pedidos de Atendimento para realizar o Encceja, serão pre aprovados mediante documentação necessária

  • Identificação com o nome completo;
  • Diagnóstico específico da condição necessária;
  • CID 10 – Código correspondente à Classificação Internacional de Doença;
  • Assinatura do médico e sua CRM – Conselho Regional de Medicina;
  • RMS – Registro do Ministério da Saúde ou
  • Órgão competente que o abone

Para as pessoas portadoras de Dislexia, Discalculia e Déficit de atenção poderão apresentar um parecer ou declaração assinada pela entidade ou profissional responsável por seu tratamento, desde que também sejam reconhecidos pela área de saúde

Na Página do Participante também prevê o caso de pessoas que são travesti ou transexual e desejam ser chamados com o nome social.

TODAS estas solicitações possuem rigorosamente controle bem como datas bem definidas para que sejam tratadas.

Solicitação na Unidade Certificadora

Quando o educando for fazer sua inscrição, ele deverá também especificar uma das Unidades Certificadoras de seu interesse, a que pretende fazer o pedido de Certificação

Estas, são: Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia responsáveis por emitir tal certificação.

Elas atestam com Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou dá a Declaração Parcial de Proficiência

Não se pode confundir esses locais como sendo os locais das Provas do Encceja, pois os locais são decididos pelos organizadores do Program e não pelo educando.

Imprimir Comprovante de Inscrição

Diga-se para que seja registrado, que é necessário imprimir o Comprovante de Inscrição no Encceja e os dados cadastrais.

Ainda, que o participante guarde cuidadosamente o Número da Inscrição e a sua senha para posterior consulta de avisos

Quais os Documentos Exigidos Para Inscrever no ENCCEJA Nacional?

Quando você for participar do Encceja, os documentos obrigatórios são apenas o CPF e o Número da CI – Carteira de Identidade

Isso defere para as pessoas com direitos restritos de liberdade, pessoas que estão debaixo de medidas socioeducativas que deverá ser informado no ato da Inscrição do Encceja pelo seu legítimo responsável seus respectivos documentos bem como o Número de Identificação Interna do educando

Idades Para Obter a Certificação do ENCCEJA 2020 Nacional

Idade mínima para Ensino Fundamental: Todos os participantes interessado em fazer o ENCCEJA, o mesmo só poderá pedir Certificação de Conclusão caso tenha 15 anos completos na data das Provas.

Idade mínima para Ensino Médio: Todos os participante e candidatos a solicitarem o Certificado de Conclusão deverão ter completos 18 anos no dia da realização das Provas do Encceja

Quantas e Quais as Matérias Aplicada Pelo ENCCEJA?

Matérias Aplicadas Pelo Encceja no Ensino Fundamental:

São ao todo 30 questões de múltipla escolha em quatro provas objetivas:

1. Ciências Naturais;

2. Matemática;

3. Língua Portuguesa, Lingual Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física e Redação;

4. História e Geografia

Matérias Aplicadas Pelo Encceja no Ensino Médio:

São ao todo 30 questões de múltipla escolha em quatro provas objetivas:

1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nas disciplinas de Física, Química e Biologia;

2. Matemática e suas Tecnologias;

3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

4. Ciências Humanas e suas Tecnologias, nas disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia

Saiba Como Funciona e o Que é o ENCCEJA e tire o máximo de proveito

Qual a Nota ou Pontuação Mínima Exigida Para Passar no ENCCEJA 2020?

Estas regras são as mesmas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio

É exigido a pontuação de cem (100) como valor mínimo para ser aprovado – isso em cada uma das provas objetivas

Junto com a Prova de Português vem a tão temida Redação que deverá ter no mínimo cinco (05) pontuações

Uma importante observação é que para receber a Declaração Parcial na área de conhecimento da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física (que compõe uma única matéria), o educando deverá obter 100 pontos na objetiva e pelo menos cinco (05) pontos na Redação

Como Acessar os Resultados do ENCCEJA?

O participante do exame Encceja poderá acessar a qualquer momento seu perfil na Página do Participante semelhantemente ao Enem Inep

Ele utilizará seu CPF e sua senha escolhida na hora de fazer a inscrição.

Diferentemente, os participantes do ENCCEJA PPL, os seus respectivos Responsáveis Pedagógicos terão acesso a tais informações e os comunicará nas Unidades Prisionais ou Socioeducativas

Os participantes em tais condições, representados por seus Responsáveis só poderão acessar seu perfil após cumprirem suas obrigações e estarem em liberdade na página do Inep

Como Solicitar o Certificado ou Declaração de Proficiência?

Através da Instituição escolhida no ato da Inscrição do Encceja para que esta providencie tais documentos

São estas Secretarias Estaduais de Educação que providencia e emite o Certificado conforme os resultados individuais

Quantas Vezes Posso Participar do ENCCEJA?

O educando poderá participar do ENCCEJA até “liquidar” todas as matérias desde que atenda às regras pre estabelecidas, inclusive sem a necessidade de refazer as matérias já pontuadas com as exigências mínimas

Cabe a essa altura lembrar que todos os documentos de Certificação deve ser guardado para novas solicitações ou apresentação em Instituições de Ensino, bem como em ambientes de trabalho quando exigido

Como Funciona o ENCCEJA Para o Residente no Exterior

Também é aplicado o ENCCEJA para jovens e adultos que de desejo próprio deseja tirar a Certificação do Ensino Fundamental e Médio.

Estes também devem observar as idades mínimas exigidas pelo Programa do ENCCEJA 2020, sendo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio

Esta regra vale tanto para o Encceja Exterior e mesmo para as pessoas Privadas de Liberdade (PPL) residentes também no Exterior

Como se Inscrever no ENCCEJA Exterior?

Assim como o Encceja Nacional, o Encceja Exterior é gratuito obedecendo as datas e horas do Edital pela internet no Portal do Exame para residentes no Exterior PPL.

É previsto auxílio para aqueles que não possuem acesso à internet, onde terão computadores disponível para tal na realização das Inscrições obedecendo o mesmo período e nos endereços pre-definidos em Edital do Encceja 2020

Como Funciona e o Que é o ENCCEJA

O Que é QSE Questionário Socioeconômico

É um questionário de preenchimento obrigatório para todos os participantes do ENCCEJA do Exterior

Todas informações deverão ser preenchidas corretamente e todas as solicitações (se houverem) devem ser especificadas

Como Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) no Exterior Podem se Inscrever no ENCCEJA?

Ao que se deve ficar atento, é o fato de todos os Editais Encceja, de todas as Edições, trazem sempre tais informações

Inclusive especificando regras em certos países como nesse os casos dos residentes no Japão, Turquia e na Guiana Francesa

Na Turquia, Istambul, Japão em Tóquio, Guiana Francesa em Calena os responsáveis são os Consulados que devem fazer as inscrições – mas, apenas para os que estão em alguma espécie de restrição

Eles entregarão à unidade prisional os formulários necessários a serem preenchidos e devolvidos aos seus responsáveis

Documentos Necessários ao ENCCEJA Exterior:

São basicamente os mesmos, para saber Como Funciona e o Que é o ENCCEJA você precisa dos vários documentos:

Tais como o CPF, a Carteira de Identificação, e caso já tenha obtido êxito em alguma matéria, deverão fornecer a Declaração Parcial de Proficiência bem como o número de passaporte

Fique sempre atento aos prazos para a Inscrição do ENCCEJA Nacional e Exterior

A aplicação das Provas são realizadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o INEP

Onde e Quando Será o ENCCEJA Exterior Para Pessoas Privadas de Liberdade PPL?

Nas unidades Prisionais em Calena na Guiana Francesa, em Tóquio no Japão e em Istambul na Turquia nas data do CRONOGRAMA ENCCEJA

As pessoas restritas de liberdade serão conduzidas até aos lugares respectivos para fazerem as provas no devido horário não podendo haver atrasos

Como os Residentes do ENCCEJA Exterior Receberão Certificados?

Nestes caso, a responsabilidade passa a ser do INEP enviar todos os Certificados, bem como as Declarações Parciais de Proficiências dos participante diretamente para o Ministério das Relações Exteriores.

Este Ministério tem a responsabilidade de que todos participantes entendam Como Funciona e o Que é o ENCCEJA.

Bem como encaminhar tais documentos para as Embaixadas respectivas e aos Consulados-Gerais do Brasil em cada país participante do exame que avisará via e-mail a disponibilidade dos mesmos nos Consulados para serem retirados

Portal Inep

Enem-Inep