Primeiros Socorros Obrigatório Nas Escolas

As medidas recentes criadas pelo Governo em relação à educação, torna os Primeiros Socorros Obrigatório Nas Escolas. A Lei foi criada em memória e homenagem a Lucas Begalli Zamora.

Quem Foi Lucas Begalli Zamora?

Graças ao empenho da família de Lucas Begalli Zamora, em especial sua mãe, Alessandra Begalli Zamora o sofrimento foi transformado em Lei.

Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos acabou por engasgar, vindo a óbito por asfixia mecânica, enquanto estava em uma excursão escolar em 2018.

Lucas Zamora estudava em uma escola particular em Campinas, no interior de São Paulo, e bastou apenas um pedaço de salsicha, em um cachorro-quente.

Nas próprias palavras da socorrista Andrea Zamora Bettiati como segue a baixo:

“A gente tem que usar a história do Lucas para salvar outras crianças”.

Ela decidiu lutar por uma Lei que obrigasse, inclusive e principalmente em ambientes onde se junta muitas crianças, capacitar os responsáveis aos primeiros socorros.

Os estabelecimentos tais como escolas e creches, obrigatoriamente deveriam passar por um treinamento específico para estes casos que podem muito obter sucesso.

Lei obriga escolas aos primeiros socorros

Perfil no Facebook: Vai Lucas

Foi quando movida pelo sofrimento, Andrea criou um perfil no Facebook com o nome de “Vai Lucas”, com o simples objetivo de incentivar e conscientizar famílias interessadas sobre o risco em tais situações que os primeiros socorros podem obter resultados evitando tragédias.

É notificado que uma criança de 11 anos de idade é capaz de ser um agente de primeiros socorros, então, porque não treinar pessoas responsáveis?

A Lei dos Primeiros Socorros Obrigatório Nas Escola

Escolas públicas e privadas agora, por força da lei Lucas sancionada em 2018 determina que todos os professores deverão aprender trabalhar os primeiros socorros.

Além dos professores, também diretores e funcionários farão pelo menos uma vez ao ano um treinamento específico.

A norma atinge também os espaços de recreamento infantil serão obrigados a seguir as novas normas.

Este treinamento anual poderá ser contratado por Empresas Privadas, desde que sejam cadastradas nos devidos órgãos, bem como também ministrado pelo Corpo de Bombeiros.

Os instrutores notificam que não só alimento, mas também moedas, tampas de canetas, peças de brinquedos e outros objetos podem levar a morte.

Uma vez que, se no local, uma pessoa que saiba aplicar os Primeiros Socorros dentro dos 5 a 10 minutos do fato ocorrido, dobram as chances de vida da vítima.